Nesta quinta-feira (20) é celebrado em mais de 80 países o Dia Mundial da Metrologia. O tema escolhido para marcar a data em 2021 foi “Medição para a Saúde”. O objetivo da temática é criar consciência do importante papel que a medição desempenha na saúde e, portanto, no bem-estar de toda a sociedade.

Dia Mundial da Metrologia é celebrado anualmente. Foto: Divulgação / OIML

A diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, destaca que se trata de uma temática fundamental para a sociedade, em especial nesse período de pandemia.

“A metrologia, ciência das medições, é responsável por pesar, medir, comparar e avaliar um produto ou serviço durante e após seu desenvolvimento. É importante destacar que nesse momento que estamos vivendo nunca se falou tanto em amostragem, medição e validação de métodos, para a descoberta científica e a inovação na saúde”, explicou a diretora-geral.

Em todo o mundo, os institutos nacionais de metrologia avançam desenvolvendo e validando novas técnicas de medição coordenadas pelo Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), para garantir a confiabilidade dos resultados das pesquisas.

A escolha do dia 20 de maio se deu para marcar a assinatura da Convenção do Metro, realizada em Paris, em 1875. Todos os anos, o Dia Mundial da Metrologia é organizado e celebrado em conjunto pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), com a participação das organizações nacionais responsáveis ​​pela metrologia.