Ovos de Páscoa, chocolates, pescados e colombas sãos os principais produtos consumidos durante a Semana Santa e Páscoa. Pensando nisso, confira as dicas que o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) preparou para a hora da compra desses produtos.

Quantidade do produto dever estar clara na embalagem

Os produtos pré-embalados como ovos de Páscoa, bombons, chocolates e colombas devem indicar, claramente, em seu rótulo ou embalagem, o valor numérico correspondente à quantidade do produto (peso líquido), desconsiderando o peso da embalagem (tara). Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e de eventuais brindes. O mesmo vale para o bacalhau seco vendido embalado, que normalmente são comercializados em bandejas de isopor, e que são previamente pesados pelo estabelecimento.

Peixe congelado

Ao adquirir pescado congelado pré-embalado, considere também que o peso líquido indicado deve corresponder ao peso do produto sem a fina camada externa de gelo que pode ser aplicada para a proteção (camada de glaciamento). Essa fina camada de gelo é permitida, devendo ser corretamente descontada na indicação do peso líquido.    

Numeração dos ovos de chocolate

Não se guie pelo tamanho. A numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais, pois cada marca pode adotar uma escala de tamanho diferente. Considere o peso líquido indicado na embalagem, pois essa informação é obrigatória.

Brinquedos nos ovos de Páscoa

Os brinquedos contidos nos ovos de páscoa devem ostentar na embalagem a seguinte frase - “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. Essa informação indica que o brinquedo possui o selo do Inmetro, pois passou por testes em laboratório e não traz riscos à segurança e à saúde da criança, caso utilizado conforme as recomendações do fabricante. Cabe destacar que nem todos os brindes ofertados nos ovos são classificados como brinquedos, como as canecas e maletas.

158 - pascoa

Fale com a Ouvidoria!

Caso tenha alguma dúvida ou desconfie de irregularidades em algum produto basta entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do formulário Fale Conosco presente no site do Instituto, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou telefone 08000 335 335.