A diretora-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Melissa Barcellos Martinelle, representou o Estado de Minas Gerais e os órgãos delegados da região Sudeste do Inmetro, no evento que lançou o Plano Estratégico 2021-2023 - Construindo o Inmetro 4.0, nessa quinta-feira (04/03), no Rio de Janeiro.

A solenidade, que teve público restrito, conforme protocolos de segurança, contou também com a participação do diretor-presidente do Ipem Amazonas, Márcio André Brito, representando a região Norte; diretor-geral do Ipem Piauí, Maycon Danylo Monteiro, representando a região Nordeste; diretor-presidente da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul, Nilton Rodrigues, representando a região Centro Oeste, e presidente do Ipem Paraná, Rogério Moleta, representando a região Sul.

Representantes dos Órgãos Delegados do Inmetro de todas as regiões do país. Foto: Divulgação

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, destacou a importância desse planejamento “para que se possa escolher o melhor caminho para o ponto aonde queremos chegar com a Instituição”.

Por videoconferência, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, parabenizou o Inmetro.

“O Planejamento Estratégico é uma ferramenta fundamental de definição das nossas prioridades e para onde nós estamos indo. O Inmetro está totalmente capacitado para este novo momento, que traz desafios extraordinários”, afirmou.

O plano é o produto final de um processo que durou 10 meses, envolveu cerca de 200 pessoas, dentre servidores do Inmetro, Ministério da Economia, e de outros órgãos governamentais e do setor produtivo. O projeto foi formado por quatro etapas básicas: definição da missão do Inmetro; definição da estrutura de macroprocessos finalísticos; análise estratégica e a formulação estratégica, com a definição de objetivos, metas e indicadores.

Participaram ainda do evento o secretário especial adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade, Bruno Portela; a subsecretária de Supervisão e Estratégia da Sepec, Luiza Deusdará; o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Luiz Costa Azevedo Filho, representando o governador do Estado, Claudio Castro; o presidente do INPI, Claudio Vilar Furtado e representantes do setor produtivo e do corpo funcional do Inmetro.

Reunião dos Órgãos Delegados

No período da tarde, Melissa e os representantes dos Órgãos Delegados das outras quatro regiões participaram de reunião com o presidente do Inmetro, coordenador da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), Carlos Otávio Afonso, e diretor de Planejamento e Articulação Institucional, Paulo Henrique Lima Brito.

Segundo explicou a diretora-geral do Ipem-MG, na reunião o presidente do Inmetro disse que está incentivando os Ipems a estudarem soluções tecnológicas, como maneira de melhorar os serviços prestados na área metrológica em todo o país.

“O presidente Marcos Heleno disse que é preciso estruturar os Ipems com ações inovadoras e tecnológicas que contribuam nas atividades dos servidores, uma vez que no momento não é possível realizar concurso público. Na oportunidade, ressaltamos com o presidente do Inmetro que é necessário fortalezar as ações da RBMLQ-I”, contou a diretora-geral.

Melissa destacou, ainda, que o Ipem-MG conta com servidores altamente qualificados e que tem certeza que eles poderão contribuir com o conhecimento que possuem nesse projeto.

Conheça a nova missão e visão do Inmetro:

Missão: Viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da nossa sociedade.

Visão: Ser reconhecido pelo setor produtivo e mercado como uma caixa de ferramentas para superação dos desafios da sociedade 4.0.