A diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) retomou, no segundo semestre deste ano, o processo licitatório para a reforma do posto de verificação de veículos-tanques da Regional Varginha, que se encontra paralisado por danos estruturais desde fevereiro de 2018. O posto é responsável pelo atendimento da frota de caminhões de toda a região Sul de Minas Gerais.

Segundo a diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, a expectativa é que a retomada do serviço seja realizada no primeiro semestre de 2021.

“Foi dado um passo importante para solucionar essa questão. A equipe do Ipem-MG está se empenhando ao máximo para que as atividades do posto de verificação de veículos-tanques voltem a funcionar o mais rápido possível”, afirmou.

Melissa destacou, ainda, que atualmente os caminhoneiros acabam tendo que se deslocar para a sede do Ipem-MG, em Contagem, regional Uberlândia ou outros estados para realizar este tipo de serviço.

O posto é responsável pelo atendimento da frota de caminhões de toda a região Sul de Minas Gerais. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

O projeto da reforma com as obras necessárias foi executado por servidores do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), após visita à regional de Varginha, em setembro deste ano.

Verificação volumétrica

Um dos vários trabalhos realizados pelo Ipem-MG é a verificação do volume dos tanques que transportam combustíveis líquidos. Nesse tipo de verificação os técnicos do Instituto submetem os tanques desses veículos a uma inspeção, a fim de certificar a quantidade de volume que o caminhão é capaz de transportar.

Essa verificação é importante para o empreendedor que vende e recebe o produto, bem como para a sociedade. É por meio dela que o posto de combustível certifica se a quantidade de produto entregue pela transportadora está correta, garantindo, assim, a justa relação de consumo.

Ipem-MG

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Executa serviços essenciais para a concorrência justa do mercado de consumo mineiro e nacional, bem como na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Dentre os serviços e produtos verificados e fiscalizados pelo Ipem-MG estão os postos de combustíveis; produtos pré-medidos, que são aqueles embalados sem a presença do consumidor, como os itens da cesta básica; veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos); produtos de certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos), entre outros.

Enviar para impressão