A diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) recebeu, nessa segunda-feira (16/11), na sede do órgão, em Contagem, a visita do presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espirito Santo (Ipem-ES), Rogério Pinheiro.

A diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, destacou que é fundamental que todos os Ipems do país estejam integrados para a melhor gestão das verificações e fiscalizações realizadas pelos órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I).

“Esse intercâmbio de conhecimento é fundamental para que o Inmetro, por meio dos Ipems, continue crescendo e realizando um bom trabalho em prol dos empreendedores e da sociedade”, afirmou Melissa.

Segundo Pinheiro, o Ipem Minas faz parte da história do Ipem Espirito Santo, pois até a década de 90, o estado capixaba não contava com um Instituto de Pesos e Medidas, e todas as verificações e fiscalizações eram executadas pelo Instituto mineiro.

“Agradeço a Dra. Melissa e aos demais diretores e servidores do órgão pela receptividade e compartilhamento de informações. Os conhecimentos apreendidos hoje no Ipem-MG serão fundamentais para o nosso estado e renderão excelentes frutos para nossa economia e população.

Durante o encontro, o presidente do Ipem-ES conheceu a infraestrutura do Ipem-MG, bem como os laboratórios onde são realizadas parte das verificações.

Presidente do Ipem-ES conhece laboratórios do Ipem-MG. Foto: Fernanda Toussaint/ Ipem-MG

A reunião também contou com a presença do diretor de Metrologia e Qualidade, Luiz Marcelo Scalioni; diretor de Planejamento Gestão e Finanças, Luiz Siviero, o advogado autárquico, Reynaldo Andrade e a assessora, Lauanda Ricaldoni.

Órgãos Delegados

Devido à grande extensão territorial do país, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) descentralizou as atividades nas áreas de Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade aos Institutos de Metrologia e Qualidade, constituindo, assim, a RBMLQ-I.

Ao todo são 26 órgãos delegados do Inmetro, com representatividade em cada estado brasileiro.

Em Minas Gerais, o Ipem-MG está vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), e é responsável pela verificação e fiscalização de instrumentos de medição, tais como balança, taxímetros, bombas de combustíveis, produtos pré-medidos, têxteis, de certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos) e veículos transportadores de cargas perigosas.