Conforme levantamento do Sistema de Gestão Integrada do Inmetro (SGI), o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) alcançou o segundo lugar no ranking nacional, quanto ao número de serviços realizados de janeiro até a primeira quinzena do mês de setembro deste ano.

Dados do SGI demonstram que o resultado geral dos serviços prestados pelo Instituto ficou acima do planejado, ou seja, o Instituto conseguiu verificar um maior número de estabelecimentos e serviços, mesmo diante das dificuldades em razão da pandemia, o que propicia um mercado mais competitivo ao empreendedor mineiro e, consequentemente, favorece a sociedade. 

Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, além de um órgão fiscalizador, com poder de polícia, o Ipem-MG exerce uma importante função na aferição de vários itens que são alvo de consumo. Por isso, o Instituto tem um papel bem evidente na relação entre o consumidor e o setor produtivo. “Nessa nova gestão, o órgão tem trabalhado para apoiar quem empreende. Estamos realizando ações, junto aos seguimentos mais atuados, procurando mitigar essas atuações, conscientizando os empresários de boa-fé, para que ele saiba atuar de forma a prevenir essas atuações e tenha uma melhor relação no mercado”, afirma.

A diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, disse que esse resultado é reflexo do trabalho em conjunto que vem sendo realizado entre a direção e os servidores do órgão. Ainda segundo ela, mesmo nesse período de pandemia o Ipem-MG se manteve em segundo lugar entre os Ipems de todo o Brasil, se destacando pelos serviços prestados à sociedade.

Fiscais do Ipem-MG verificaram mais de 250 mil termômetros e 50 mil aparelhos de pressão. Foto: Omar Freire / Imprensa MG

“Estamos realizando um trabalho compartilhado entre as diretorias, gerências e servidores, para que as decisões e resoluções dos problemas sejam sanadas com êxito. Acreditamos que essa diretriz de governo favorece o empreendedorismo sustentável e, com isso, toda a sociedade sai ganhando”, destaca Martinelle.

Termômetros digitais

Um dos principais serviços realizados pelo Instituto nesses nove meses foi a verificação inicial dos termômetros digitais e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), em razão do aumento do consumo desses itens no mercado, devido a pandemia causada pelo coronavírus (covid-19). Durante esse período, fiscais do Ipem-MG verificaram mais de 250 mil termômetros e 50 mil aparelhos de pressão.

A verificação inicial é aquela realizada em instrumentos novos, geralmente nas dependências dos fabricantes, antes de serem comercializados. Nesse tipo de verificação são realizados exames de conformidade de modelo, ensaios de medição, e inserido as marcas de verificação e selagem.

Ipem-MG

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Executa serviços essenciais para a concorrência justa do mercado de consumo mineiro e nacional, bem como na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Dentre os serviços e produtos verificados e fiscalizados pelo Ipem-MG estão os postos de combustíveis; produtos pré-medidos, que são aqueles embalados sem a presença do consumidor, como os itens da cesta básica; veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos); produtos de certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos), entre outros.