Nessa sexta-feira (18/09), a diretoria do Ipem-MG e servidores do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) visitaram a Regional Varginha, para apurar as obras necessárias para que o serviço do posto de verificação de caminhões-tanque seja restabelecido.

O Ipem-MG conta com posto de verificação na sede do Instituto, em Contagem, e na Regional de Uberlândia. Foto: Divulgação/Ipem-MG

Conforme explicou a diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, o posto de Varginha é responsável pelo atendimento da frota de caminhões de toda a região Sul de Minas Gerais.

“Como o posto de Varginha não está funcionando atualmente, os caminhoneiros acabam se deslocando para a sede do Ipem-MG, em Contagem, regional Uberlândia ou outros estados que contam com o posto de verificação de veículos-tanque”, esclareceu.

Verificação volumétrica

Um dos vários trabalhos realizados pelo Ipem-MG é a verificação do volume dos tanques que transportam combustíveis líquidos. Nesse tipo de verificação os técnicos do Instituto submetem os tanques desses veículos a uma inspeção, a fim de certificar a quantidade de volume que o caminhão é capaz de transportar.

Essa verificação é importante para o empreendedor que vende e recebe o produto, bem como para a sociedade. É por meio dela que o posto de combustível certifica se a quantidade de produto entregue pela transportadora está correta, garantindo, assim, a justa relação de consumo.