Desde o dia 1º de junho o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) retornou com as atividades dos Postos de Verificação de Veículos-Tanques Rodoviários em Contagem e Uberlândia, que ficaram paralisadas em razão do período de emergência em saúde pública causada pelo coronavírus.

Contudo, como alguns usuários estão tendo recorrentes dúvidas sobre o atendimento, o Ipem-MG preparou algumas orientações referente à prestação desse serviço durante o período de pandemia. Confira abaixo!

• Conforme artigo 1º da Portaria Inmetro nº 101/2020, a validade dos certificados de verificação de veículos-tanques fica prorrogada pelo período que perdurar o estado de emergência em saúde pública, independente do retorno do serviço pelo Ipem-MG.

Assim, os veículos-tanques rodoviários cujo vencimento se deu após o dia 20/03/2020 tiveram os certificados prorrogados, automaticamente, pelo período que perdurar o estado de emergência em saúde pública. Cabe ressaltar que, após a publicação de norma com o fim da situação de emergência, os responsáveis por esses veículos terão mais 30 dias para renovar o certificado.

• Nesse momento, esclarecemos que o Ipem-MG está atendendo apenas os veículos agendados, sendo a prioridade de agendamento para: veículos novos; veículos que passaram por alterações no tanque; e veículos nos quais os certificados já estão vencidos há mais tempo.

• Com o intuito de evitar aglomerações dentro e fora das dependências do Ipem-MG, não estão sendo realizadas filas de desistência durante o período de emergência de saúde pública.

Mais informações:

Postos de Verificação de Veículos-Tanques - Unidade Contagem
Endereço: Rua Cristiano França Teixeira Guimarães, nº 80, bairro Cinco, Contagem/MG
Horário de atendimento: 07h às 12h e 13h às 16h
E-mail: gcva@ipem.mg.gov.br
Telefone: (31) 3399 7139 / 08000 335 335

Postos de Verificação de Veículos-Tanques - Unidade Uberlândia
Endereço: Av. Airton de Borges Silva, nº 969, bairro Distrito Industrial.
Horário de atendimento: 08h às 12h e 13h às 17h
E-mail: uberlandia@ipem.mg.gov.br
Telefone: (34) 3212 4716 / 08000 335 335

Enviar para impressão