Nesta semana, Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza a verificação dos taxímetros dos veículos dos municípios de Ipatinga, Lagoa Dourada, Pará de Minas São e João Del Rei. O objetivo da inspeção é constatar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro.

O diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, explica que a verificação abrange a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres entre outros).

Para realizar a verificação, o taxista deve apresentar o certificado do veículo (CRLV), último certificado de verificação metrológica, alvará/permissão do taxista e a Guia de Recolhimento da União (GRU) paga. A GRU pode ser retirada diretamente no site do Ipem-MG, clicando no banner PSIE. O valor da taxa é R$ 52,18 e pode ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

Cabe ressaltar que o taxista que não comparecer está sujeito às penalidades da lei 9.933/99. Caso isso ocorra, o responsável pelo veículo deve procurar o Ipem-MG para regularizar a situação.

O cidadão que tiver dúvidas ou encontrar irregularidades em algum item pode registrar o fato na Ouvidoria do Instituto, por meio do fale conosco no site do Ipem-MG, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

390 - Taxi