A convite das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) concederam palestra para cerca de 30 alunos do curso de Engenharia Biomédica, nessa segunda-feira (20), no campus JK, em Montes Claros. Os servidores explicaram a importância da verificação dos instrumentos utilizados na área da saúde, como as balanças e os medidores de pressão arterial (esfigmomanômetro).

Alunos de Engenharia Biomédica da Funorte durante capacitação. Foto: Divulgação / Ipem-MG

De acordo com a gerente da Regional de Montes Claros, Fabrícia Rocha, as verificações do Ipem-MG nos instrumentos de saúde garantem que as medições indicadas nos equipamentos estão corretas e não trazem riscos à saúde da população.

“Caso o aparelho de pressão arterial, por exemplo, não esteja marcando um valor correto, pode haver pessoas deixando de tomar medicação, quando na verdade precisam, e outras tomando, quando na verdade não necessitam”, ilustrou Rocha.

Por isso, é importante que os profissionais da saúde encaminhem esses instrumentos ao Ipem-MG, anualmente, ou sempre que passarem por manutenção, para serem verificados.

Durante a capacitação, os servidores Adivani de Moura e Leandro Machado também explicaram sobre a atuação do Ipem-MG e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); Metrologia e Qualidade de Produtos, Processos e Profissionais na vida cotidiana.