Equipe da diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas (Ipem-MG) recebeu, nessa quinta-feira (22/11/2018), na sede do órgão, estudantes do curso de Gestão da Qualidade, da Faculdade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Antes da visita aos laboratórios do Instituto, os alunos participaram de uma palestra que ensinou a maneira correta de utilização dos instrumentos metrológicos e a conformidade dos diversos produtos encontrados no mercado.

Segundo o assessor de gabinete do Ipem-MG, Max Falcão, a metrologia é responsável por pesar, medir, comparar e avaliar um produto ou serviço durante e após seu desenvolvimento. “Seu objetivo principal é garantir a qualidade dos processos que estão sendo executados”, destacou.

Cerca de 30 estudantes conheceram o Ipem-MG. Foto: Lucas Gomes / Ipem-MG

Os estudantes conheceram o Laboratório de Produtos Pré-medidos (aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor), o Laboratório de Massas (responsável pela calibração dos pesos padrões), o laboratório de Medidores de Energia Elétrica e o setor de Cronotacógrafo, Volumetria e Arqueação.

As temáticas trabalhadas no encontro foram: atuação do Ipem-MG e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); Metrologia e Qualidade de produtos, processos e profissionais na vida cotidiana, com destaques para as balanças e os produtos pré-medidos.

Enviar para impressão