Nessa segunda-feira (29/10), técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) concederam treinamento para cerca de 30 servidores da prefeitura de Sete Lagoas. O treinamento aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) e faz parte da parceria firmada entre os dois órgãos, com a interveniência do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Parceria entre os órgãos tem a interveniência do Ministério Público. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Conforme explica o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, o treinamento busca capacitar os servidores da prefeitura para que eles possam atuar em conjunto com o Instituto de Metrologia, para a melhor segurança do consumidor e empreendedor.

O promotor de Justiça e coordenador do Procon-MG, Amauri Artimos da Matta, que estava presente no treinamento, afirmou que a parceria com o Ipem-MG veio para unir forças em favor da defesa do consumidor. “Inclusive, o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, inciso VIII, já traz essa relação com o Inmetro”, destaca.

Durante a palestra, o diretor-geral do Instituto, Fernando Sette, contou um pouco da história do órgão, que em 2017 completou 50 anos de fundação. Ele esclareceu que o Instituto é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que tem a função de regular o mercado por meio do controle da quantidade, qualidade e segurança dos produtos e serviços comercializados em Minas Gerais.

Na sequência, técnicos do Instituto explicaram sobre os procedimentos das verificações/fiscalizações do Ipem-MG; tipos de verificação; aquisição de balanças; como embalar os produtos corretamente; ações promocionais/brindes; produtos que só podem ser comercializados com o selo do Inmetro entre outros.

Parceria entre os órgãos tem a interveniência do Ministério Público. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG