O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG)firmou, nesta quarta (29/08), parceria com a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para a realização de cursos que visam capacitar os fiscais da Secretaria de Atividades Urbanas, Vigilância Sanitária e do Procon/JF. Durante a solenidade, o diretor-geral do Ipem/MG, Fernando Sette, o prefeito do município, Antônio Almas e o superintendente do Procon, Eduardo Schroder, assinaram um Termo de Intenção de Compromisso, para que os servidores que passarem pelo treinamento possam atuar em conjunto com o Ipem-MG.Parceria firmada visa capacitar servidores de Juiz de Fora. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Sette afirmou que esse intercâmbio de experiências contribuirá para melhorar a regulação do mercado de consumo como um todo. Cada município terá um eixo de atuação, com um calendário para as operações especiais. Nada melhor do que quem convive diariamente com os cidadãos do município para nortear as ações da Política Pública de Metrologia e Qualidade”, informou o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette.

O prefeito de Juiz de Fora ressaltou a importância do Ministério Público na construção desse projeto e, segundo ele, os órgãos, em conjunto, têm que estar a serviço das pessoas. Ele destacou, também, que a parceria não visa a punições, mas sim a construir relações de cidadania. “É educando que nós vamos tirar essa marca pejorativa de que o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo”.

De acordo com o superintendente do Procon/JF, Eduardo Schroder, essa é a primeira vez que uma parceria é realizada entre o Procon e Ipem-MG. O Instituto verifica e fiscaliza diversos instrumentos relacionados ao comércio em geral e é um aliado para garantir à sociedade a confiança no momento da aquisição de algum bem ou produto.

A capacitação dos servidores da prefeitura será realizada nessa quinta-feira (30/08), durante todo o dia. Os conteúdos abordados estão relacionados a verificação e fiscalização de balanças no varejo; medições e comércio de produtos em padarias; pesagem de alimentos em comida a quilo; verificação, fiscalização e informações obrigatórias em bombas de combustíveis; informações sobre a qualidade de bens e produtos de modo geral.