O presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) visitou, nessa quarta-feira (20), a sede do Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem-MG), em Contagem. O objetivo da visita foi conhecer o Sistema de Metrologia e Qualidade (Sismeq) desenvolvido pelo Ipem-MG, em 2015, para que o programa possa ser implantado no Ipem Pernambuco.

O Sismeq permite a gestão das atividades finalísticas (metrologia e qualidade) da Sede com as 13 unidades regionais do Instituto, presentes em Minas Gerais. Diferente do Sistema de Gestão Integrada do Inmetro (SGI), utilizado por todos os Ipems do país, inclusive pelo Ipem-MG, o Sismeq tem como foco o monitoramento interno de todas as ações que são executadas pelas gerências técnicas do órgão, bem como de alguns setores da área meio. Entretanto, cabe destacar que as informações geradas pelo Sismeq utilizam a base de dados fornecida pelo SGI.

Servidores explicam funcionamento do Sismeq a presidente do Ipem-PE. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Segundo o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, a atual gestão tem incentivado os servidores a desenvolverem ações que promovam a disseminação da política pública de Metrologia e Qualidade em todas as relações de consumo em Minas. De acordo com Sette, o Sistema de Metrologia e Qualidade (Sismeq) melhorou o planejamento e o monitoramento das ações executadas pelo órgão.

“Desde que implantamos o Sismeq, todo o planejamento do Instituto é realizado mensalmente e há o monitoramento tempestivo das ações das áreas metrológicas e da qualidade. Ou seja, o sistema permite uma ação mais assertiva da diretoria, assim que detecta divergências no sistema entre o que foi planejado e o que está sendo executado”, destacou Sette.

Instituto de Metrologia

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e um órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais. Ele executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Além disso, exerce a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, tais como balança, taxímetros, bombas de combustíveis; produtos pré-medidos, têxteis, com certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos); veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), entre outros.