Fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realizam de 09 a 13 de abril a verificação periódica dos cerca de 130 taxímetros dos veículos do município de Governador Valadares. Os ensaios metrológicos estão sendo realizados na regional do Instituto em Valadares (Rua Vicente de Paulo, nº 28, Esplanada), das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h00.

Governador Valadares conta com cerca de 130 táxis. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Conforme explica o gerente da Regional de Governador Valadares, Marcelo Merij, o objetivo da inspeção é constatar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro.

“A verificação abrange a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres entre outros)”, esclarece Merij.

Para realizar a verificação, o taxista deve apresentar o certificado do veículo (CRLV), último certificado de verificação metrológica, alvará/permissão do taxista e a Guia de Recolhimento da União (GRU) paga. A GRU pode ser retirada diretamente no site do Ipem-MG , clicando no banner PSIE. O valor da taxa é R$ 52,18 e pode ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

Cabe ressaltar que o taxista que não comparecer está sujeito às penalidades da lei 9.933/99. Caso isso ocorra, o responsável pelo veículo deve procurar o Ipem-MG para regularizar a situação.

O cidadão que tiver dúvidas ou encontrar irregularidades em algum item pode registrar o fato na Ouvidoria do Instituto, por meio do fale conosco no site do Ipem-MG, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.