O diretor-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Fernando Sette, participou, nessa quinta-feira (15/03), do Encontro de Estratégia Nacional Visando o Combate à Fraude Metrológica em Bombas Medidoras de Combustíveis. A reunião, que foi sediada no Ipem-SP, contou com a presença do presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, de diretores do Inmetro, representantes dos Ipems de vários estados e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) .

Dirigentes  durante encontro no Ipem-SP. Foto: Divulgação / Ipem-SP

Sette afirmou que o encontro permitiu a troca de experiências entre os diversos órgãos para o combate às fraudes de combustíveis. De acordo com o diretor, as estratégias elaboradas durante o encontro auxiliarão os fiscais do Ipem-MG durante as verificações e fiscalizações das bombas medidoras presentes no estado mineiro.

“Os postos de combustíveis continuam sendo um grande desafio para o Ipem-MG e para a sociedade. As fraudes são detectadas nos instrumento de medição que são adulterados com dispositivos eletrônicos para fornecer menos combustível do que a quantidade paga”, explicou.

Sette ainda destacou que as ações conjuntas entre os órgãos são fundamentais para fortalecer ainda mais a participação do Estado na fiscalização do setor e restringir práticas irregulares.

Em Minas Gerais existem cerca de 40 mil bicos, sendo que a maioria das bombas possui de quatro a seis bicos.

Inauguração de laboratórios

Nesta sexta-feira (16/03), Sette também participou da cerimônia de apresentação da reestruturação e modernização do parque de laboratórios, inauguração do Laboratório Multifuncional e da Sala do Conhecimento do Ipem de São Paulo.

Representantes dos Ipems de todo o país e do Inmetro. Foto: Divulgação / Ipem-SP

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, e por outras autoridades do estado paulista.

Cabe destacar que o evento também contou com a presença dos dirigentes dos órgãos do país que compõem a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I).

Enviar para impressão