Servidores do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realizaram nessa semana (05/03 a 08/03) a fiscalização dos cronotacógrafos, popularmente chamado de tacógrafos, dos veículos que trafegavam pela rodovia BR-497, KM 18,5 em Uberlândia. A operação foi realizada em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerias (DEER-MG).

Tacógrafo é considerado a caixa preta dos caminhões e ônibus. Foto: Divulgação / Ipem-MG

O cronotacógrafo é a “caixa preta” dos veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg (caminhões, carretas), e de passageiros com mais de 10 lugares (ônibus, transporte escolar). Esse equipamento registra informações importantes do percurso, como tempo de movimento, paradas e velocidade realizada pelo automóvel.

Conforme explica o gerente de Cronotacógrafo, Volumetria e Arqueação do Ipem-MG, Marley Leite, durante a operação os fiscais analisam se o instrumento está de acordo com a legislação metrológica vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo Ipem. “Caso o cronotacógrafo esteja irregular é emitido pelo Instituto um termo de ocorrência e posteriormente um auto de infração, que é encaminhado ao endereço do infrator”, esclarece.

Para obter o certificado de verificação do cronotacógrafo, o proprietário do veículo deve procurar um posto de verificação autorizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No posto é realizado a selagem e o ensaio com a emissão de um certificado provisório, válido por 30 dias. Em seguida, o posto encaminha toda a documentação ao Ipem-MG, que, após análise, aprova ou reprova os ensaios metrológicos realizados pelo posto autorizado. No caso da aprovação é emitido um certificado válido por dois anos, e se reprovado, uma notificação.

A importância da utilização do cronotacógrafo cresceu ao longo dos anos em decorrência do número de acidentes fatais envolvendo ônibus e caminhões por causa dos excessos de velocidade.

Ouvidoria

O cidadão que tiver dúvidas ou suspeitar de irregularidades quanto aos cronotacógrafos desses veículos pode registrar o fato na Ouvidoria do Instituto, por meio do fale conosco, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.