Calibração das massas (pesos-padrão) e medidas de capacidade utilizadas em avaliações metrológicas realizadas tanto pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) quanto por oficinas de manutenção de balanças e bombas de combustíveis. O serviço de calibração deve ser solicitado na unidade de atendimento listada abaixo. Ao fazer a solicitação, será necessário informar o número de instrumentos a serem calibrados para que o Ipem-MG possa fazer um orçamento do serviço. Esse orçamento será encaminhado ao solicitante, que, após aprová-lo, deverá fazer novo contato com o Ipem-MG para agendar o dia em que os instrumentos deverão ser levados para a calibração, na unidade de atendimento.

A calibração deve ser solicitada sempre que os pesos e as medidas de capacidade sofrerem algum dano, para que os resultados dos serviços de avaliação metrológica realizados com esses instrumentos não sejam comprometidos. Para ser credenciada ou ter seu registro renovado no Ipem-MG, as oficinas de manutenção de balanças ou bombas de combustíveis também precisarão submeter as massas e medidas de capacidade ao serviço de calibração. A calibração deve obedecer às normas técnicas da portaria 233/1994 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Documentos necessários:

  • CPF ou CNPJ.

Valor:

R$ 20,40 por unidade calibrada ou por ajuste, caso seja necessário; Medida de capacidade: R$ 52,00 por unidade calibrada.

Locais onde o serviço é prestado:

Lista de Municípios
Lista de Locais Selecione a Unidade