O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) verifica, periódica ou eventualmente, o funcionamento de balanças industriais. O objetivo desse serviço é garantir a exata correspondência entre o produto pesado e sua massa real. A fiscalização periódica acontece anualmente, sem aviso prévio ao estabelecimento comercial, podendo ocorrer do dia 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano vigente. A verificação eventual ocorre quando há solicitação do próprio estabelecimento industrial. Essa solicitação deve ser feita na unidade de atendimento.

Durante a verificação, os fiscais do Ipem-MG submetem a balança a alguns testes para conferir se o instrumento não apresenta qualquer tipo de alteração que possa induzir a erros ou fraudes em medições. Após os testes, as balanças que tiverem sido aprovadas recebem o lacre, o laudo e o certificado de verificação do Ipem-MG. Havendo irregularidade, o estabelecimento industrial será notificado e terá o prazo de dez dias para solucionar os problemas apontados pelos fiscais e solicitar uma nova verificação da balança. A manutenção da balança deverá ser feita obrigatoriamente em uma oficina credenciada. A verificação também poderá ocorrer através de denúncias dos consumidores.

As denúncias devem ser feitas na Ouvidoria do Ipem pelo telefone 08000 335335, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

Documentos necessários:

  • CPF ou CNPJ;
  • Razão social;
  • Certificado de verificação do ano anterior

Valor:

sob consulta

Locais onde o serviço é prestado:

Lista de Municípios
Lista de Locais Selecione a Unidade