O QUE É?

CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM

A exemplo de vários países, tais como França, Portugal, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Chile, Suécia e outros, o Brasil estabeleceu o seu Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass, por meio dos tradicionais sistemas de classificação por estrelas.

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), construído através de uma ampla parceria entre o Ministério do Turismo, INMETRO, IPEM’s e a sociedade civil, é um importante passo para possibilitar a concorrência justa entre os meios de hospedagem do país, além de assegurar a sua competitividade em um mercado global altamente disputado, auxiliando turistas, brasileiros e estrangeiros, em suas escolhas.

Neste novo sistema de classificação a adesão é voluntária e a classificação é válida por 3 anos, sendo que durante este período o Meio de Hospedagem ainda passa por uma avaliação de manutenção. As avaliações nos Meios de Hospedagem são realizadas por avaliadores competentes do IPEM-MG, como órgão delegado do INMETRO.

Durante as avaliações realizadas no Meio de Hospedagem, são observados requisitos, agrupados em:

Infraestrutura: instalações e equipamentos;

Serviços: serviços oferecidos aos hóspedes;

Sustentabilidade: responsabilidade ambiental, social e econômica.

Estes requisitos são divididos em Mandatórios (ou seja, de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) e Eletivos (ou seja, de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida). O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).

Considerando que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas (um Hotel 5 estrelas é diferente de uma Pousada 5 estrelas, por exemplo), o Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu categorias específicas para cada tipo:

Tabela de categorias:

Hotel – 1 a 5 estrelas;
Hotel Fazenda – 1 a 5 estrelas;
Cama e Café – 1 a 4 estrelas;
Resort – 4 e 5 estrelas;
Hotel Histórico – 3 a 5 estrelas;
Pousada – 1 a 5 estrelas;
Flat/Apart-Hotel – 3 a 5 estrelas.

Os Meios de Hospedagem interessados em obter a classificação podem acessar o site: http://www.classificacao.turismo.gov.br. para mais informações.

As informações estão disponíveis, também, pelo e-mail: certificacao.voluntaria@ipem.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3399-7113.